02/04/2012

Intervenção



Tirinha para encher linguiça. Pra quem não viu a série que fiz em cima dessa histórica foto, veja aqui.

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Não é uma opinião de senso comum ou uma crítica conservadora, mas fazer, ou tentar fazer, humor com uma imagem que registra não só uma morte, mas também toda uma guerra infundada é colocar de lado a realidade e criar uma falsa graça da desgraça. É alienar a história e contribuir para o amortecimento da reação à injustiça, à covardia e ao abuso poder.

    Ressalto que compreendo e respeito a liberdade de expressão e criação, e até posso não ter entendido o objetivo do "remake". Minha visão crítica fundamentou-se em "Tirinha para encher linguiça".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc - Rosie Barbosa!

      Excluir
    2. Não tem humor na tira, a tira é um intervenção sobre um fato real. A ideia foi a de suavizar um ato violento e não brincar com ele.

      Agora, pra esclarecer aos desavisados, um trecho sobre o que realmente aconteceu:
      "Momentos antes da execução, Lém (o homem executado na foto) e seus subordinados haviam executado brutalmente 34 pessoas na Ofensiva do Tet. As vítimas eram agentes da polícia nacional e familiares, dentre os quais estavam 8 membros da família de um policial e amigo pessoal de Loan (homem que atirou), junto à esposa e 6 filhos."

      Ou seja, assassinos matando assassinos, e a ideia foi a de eufemizar um ato de violência, e "tirinha para encher linguiça" foi usada como aviso aos leitores, já que estava numa época com pouquíssimas atualizações no blog, e fiz essa para suprir essa carência, além do que já havia feito toda uma série sobre o fato.

      Bem, é isso. Deixem a seriedade para a vida e a somente a apreciação para a arte.

      Excluir
  3. COMUNISTA FILHO DA PUTA!!!

    ResponderExcluir
  4. Quem é comunista filho da puta?

    ResponderExcluir
  5. Interessante...

    Link para o original:

    http://pulitzerprize.org/files/2009/07/vietnam.jpg

    ResponderExcluir